“SEDE FECUNDOS… NÃO, PERA”

“E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a (…)” Gênesis 1.28

Os versículos 28,29, 30 e 31 de Gênesis estão quase que em pleno desacordo com tudo o que é ultramoderno. Adão ganhou Eva de presente e recebeu uma ordem bem direta: “Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei a Terra.” Como Adão não tinha Netflix, nem uma carreira corporativa e Eva não tinha a obrigação de manter o shape pra não desagradar o treinador da academia, nem uma reunião de negócios em Londres (ou em Carapicuíba) daqui a alguns meses, acabaram por acatar essa ordem que “acabou com a vida deles” e – pasmem – tiveram que obedecer a essa ordem tão retrógrada.

A vida deles não tinha essas maravilhas que a gente tem hoje. Adão precisava de ajuda na enxada e Eva precisava de alguém pra cortar a cebola enquanto catava o feijão. Nasceram uns homens parrudos que tiveram o privilégio de terem que ir trabalhar no sol quente enquanto as meninas, que eram mais fraquinhas fisicamente, tiveram que ser oprimidas pelo patriarcado de Adão costurando calções para os irmãos sentadas numa cadeira que um desses homens opressores fez. Quem dera tivesse um Carrefour, ou uma Havan. Lá já tem potes de cebolas refogadas e calções das últimas tendências da moda, segundo as pessoas que inventam as tendências da moda. Aí as moças teriam tempo pra reclamar dos homens opressores que assuam o nariz no meio da roça que traziam aqueles sacos enormes de cebolas para elas descascarem. Devia ser uma choradeira só.

Mas a produção de bebês continuava e ainda não tinha Pampers! O que poderia ser mais irritante para nós, ultramodernos, do que choros, ter que cuidar de alguém que não seja nós mesmos (cuide de você em primeiro lugar!) e todas aquelas inconveniências que uma criança traz? Imagine você, ultramoderno, tendo que pausar o Game of Thrones pra preparar uma mamadeira no meio da noite? Ou então sem poder ir naquela conferência em Toronto (ou em Piracicaba)? Imagine você não poder se entupir de álcool num sábado à noite porque seu filho está doente? Esse povo de Gênesis era muito defasado.

Pois bem, essa era a situação da família de Adão. Uma família tradicional e defasada. Mas agora a gente já arrumou tudo. Agora a gente não casa, se casa não tem filhos, e se tem filho o nome dele é Ted e é um poodle. Agora podemos ir para a reunião em Carapicuíba e pra conferência em Piracicaba sem problemas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s